
.....Busque plena Saúde, através de autoconhecimento e prevenção....
Iridologia

A observação das alterações no olho e nas estruturas associadas existem desde que os homens se olham uns para os outros.
Na Medicina Tradicional Chinesa encontramos indicações tanto de HIPÓCRATES quanto de FILOSTRATUS (3 séc. antes de Cristo), dizendo que se pode reconhecer o caráter de um homem através de seus olhos.
A primeira publicação nos tempos modernos sobre os sinais na íris e seu significado diagnóstico, foi realizado por PHILLIPUS MEYEN. Em 1670.
Mas em tempo atual a Olho-diagnose segundo PÉCZELY, sofre da "historinha da coruja". Segundo esta, o jovem Ignaz quebrou a perna de uma coruja e logo observou o surgimento de um risco escuro na íris do pássaro, (no local correspondente a perna). A este fato deve-se o nascimento da Irisdiagnose, (LINDEMANN, Gunther - Manual de Iridologia, pág 15-16).
A Íris é um Universo, e quanto mais se souber a respeito deste Universo, maior a aplicabilidade da Iridologia (Irisdiagnose). Este Universo é identificável e inteligível, através da Ìris, que retrato talvez o mais perfeito microsistema que existe, fornecendo como nenhum outro método informações únicas e ímpares de cada indivíduo. (LINDEMANN, Gunther - Manual de Iridologia).
A Iridologia, exige hoje em dia a análise do olho inteiro como área diagnóstica e funcional. Somente sobre este prisma que o lho do paciente pode ser plenamente explorado para ter significado no diagnóstico. Desta forma pode-se diagnosticar os sintomas físicos e emocionais presentes no paciente, dando-lhe um caminho a seguir.
O tratamento se dá unicamente através de subsídios naturais - pela Fitoterapia Brasileira ou Chinesa, uso de Vitaminas e Sais Minerais extraídos de seu meio natural e Alimentação.
Caminhando pela Íris se reconhece quatro padrões básicos , simbolicamente descritos como:
Tipo Flor
Jóia
Corrente
Agitador (Ponta de Lança)
Que se assemelham as estruturas encontradas na natureza. A Flor um habitante sazonal e temporário numa campina, atrai por sua beleza e frescor; O Jóia, como uma gema preciosa, se define por um processo de compactação que refina e comprime o material até sua forma cristalina final; O Corrente é representado pela água, que em tudo penetra e faz parte de tudo. O Agitador o que dá forma e vida as coisas.
Esses quatro padrões são um símbolo de toda a eternidade. (JOHNSON, Denny - O Olho Revela...., pág. - 22).
